EEEFM Professora Regina
Banhos Paixão – Linhares – ES
PROJETO TRIMESTRAL – 3º
TRIMESTRE
“RESPONSABILIDADE
PARA VIDA,
CULTIVANDO E SEMEANDO VALORES PARA UM COTIDIANO DE
PAZ”.
A escola propõe todo trimestre um projeto, sendo de
responsabilidade das áreas de conhecimento a determinação do tema e subtemas a
serem desenvolvidos por turma. No terceiro trimestre, a área de Ciências
Humanas definiu o tema “Responsabilidade para vida, cultivando e semeando
valores para um cotidiano de paz”. Coube
às 8ªs séries o subtema “O negro na sociedade brasileira” e
à professora de Língua Portuguesa, juntamente com as de Ensino Religioso e
História, desenvolverem atividades a partir do tema. Desta forma, como
estávamos trabalhando o gênero textual crônica, investimos na produção textual
desse tipo de texto.
Segue o esquema de
orientação para produção de crônica:
ESQUEMA PARA PRODUÇÃO UMA CRÔNICA
Assunto: O negro na sociedade
brasileira
Para fazer sua crônica, é
preciso...
- escolher um fato do cotidiano e, de
preferência, atual. Esse fato pode ser escolhido em jornais, revistas, sites,
situações que você mesmo tenha vivido ou presenciado, aliás, pode até ter
acontecido com você. É importante que o fato
escolhido desperte o seu interesse, cause em você alguma sensação interessante:
entusiasmo, horror, desânimo, indignação, felicidade... Isso pode ajudá-lo a
escrever uma crônica com maior facilidade.
- formular algumas opiniões sobre esse fato. Você pode
fazer uma lista com essas ideias antes de começar a crônica propriamente dita. Frases
como as que seguem abaixo podem ser um bom começo para você fazer a sua lista:
"Quando penso nesse
fato, a primeira ideia que me vem à mente..."
"Na minha opinião esse fato é..."
"Se eu estivesse nessa situação, eu..."
"Ao saber desse fato eu me senti..."
"Sobre esse fato, as pessoas estão dizendo que..."
"A solução para isso..."
"Esse fato está relacionado com a minha realidade, pois..."
"Na minha opinião esse fato é..."
"Se eu estivesse nessa situação, eu..."
"Ao saber desse fato eu me senti..."
"Sobre esse fato, as pessoas estão dizendo que..."
"A solução para isso..."
"Esse fato está relacionado com a minha realidade, pois..."
- evidenciar o seu ponto de vista, a sua forma de ver esse fato. Esse é um dos
elementos que caracterizam a crônica: uma visão pessoal de um
evento. Coloque-se na situação sobre a qual está falando e o que sente diante
disso.
-
apresentar
argumentos, senão trata-se de um texto meramente informativo. Uma importante
característica das crônicas é o acentuado teor crítico, com presença de humor,
ironia e sarcasmo. Portanto, seja criativo!
- relacionar fatos,
argumentos, pontos de vista de outras pessoas para comprovar seu ponto de
vista.
-
avaliar sua crônica: observe se a crônica apresenta uma visão pessoal do
assunto escolhido; se nela há os elementos narrativos básicos; se o texto ficou
curto e leve; se ele diverte e/ou promove uma reflexão sobre o assunto; se a
linguagem empregada é adequada ao gênero e ao contexto.
Organize este esquema
para produzir uma crônica. Leia sobre o assunto para desenvolver o roteiro
proposto que lhe servirá de suporte para a produção de seu texto. Faça no
caderno e em uma folha extra.
1. Qual o fato
escolhido?
2. Quando penso nesse fato, a primeira ideia que me
vem à mente é...
3. Na minha opinião, esse fato é...
4. Se eu estivesse nessa situação, eu...
5. Ao saber desse fato eu me senti...
6. Sobre esse fato, as pessoas estão dizendo que...
7. A solução para isso é ...
8. Esse fato está relacionado com a minha realidade,
pois...
E
o resultado desse trabalho apresentamos em forma de crônicas, que podem ser
apreciadas a seguir. Cada um com seu estilo, suas individualidades, suas
dificuldades, enfim, cada um com sua forma de expressão. A crônica nos leva a
refletir a situação do negro na sociedade brasileira, embora nem devesse ser tema de discussão, mas... Vamos ler os textos!
Referências bibliográficas:
LEGAL A INICIATIVA, PROFESSORA! MEUS PARABÉNS!
ResponderExcluir