Chapeuzinho vermelho e o Lobo mau.


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

ESQUEMA PARA PRODUÇÃO UMA CRÔNICA

EEEFM Professora Regina Banhos Paixão – Linhares – ES
PROJETO TRIMESTRAL – 3º TRIMESTRE
RESPONSABILIDADE PARA VIDA,
CULTIVANDO E SEMEANDO VALORES PARA UM COTIDIANO DE PAZ”.

A escola propõe todo trimestre um projeto, sendo de responsabilidade das áreas de conhecimento a determinação do tema e subtemas a serem desenvolvidos por turma. No terceiro trimestre, a área de Ciências Humanas definiu o tema “Responsabilidade para vida, cultivando e semeando valores para um cotidiano de paz”. Coube às 8ªs séries o subtema “O negro na sociedade brasileira” e à professora de Língua Portuguesa, juntamente com as de Ensino Religioso e História, desenvolverem atividades a partir do tema. Desta forma, como estávamos trabalhando o gênero textual crônica, investimos na produção textual desse tipo de texto.
Segue o esquema de orientação para produção de crônica:
ESQUEMA PARA PRODUÇÃO UMA CRÔNICA
Assunto: O negro na sociedade brasileira

Para fazer sua crônica, é preciso...

- escolher um fato do cotidiano e, de preferência, atual. Esse fato pode ser escolhido em jornais, revistas, sites, situações que você mesmo tenha vivido ou presenciado, aliás, pode até ter acontecido com você. É importante que o fato escolhido desperte o seu interesse, cause em você alguma sensação interessante: entusiasmo, horror, desânimo, indignação, felicidade... Isso pode ajudá-lo a escrever uma crônica com maior facilidade.
- formular algumas opiniões sobre esse fato. Você pode fazer uma lista com essas ideias antes de começar a crônica propriamente dita. Frases como as que seguem abaixo podem ser um bom começo para você fazer a sua lista:
"Quando penso nesse fato, a primeira ideia que me vem à mente..."
"Na minha opinião esse fato é..." 
"Se eu estivesse nessa situação, eu..."
"Ao saber desse fato eu me senti..."
"Sobre esse fato, as pessoas estão dizendo que..."
"A solução para isso..."
"Esse fato está relacionado com a minha realidade, pois..."
- evidenciar o seu ponto de vista, a sua forma de ver esse fato. Esse é um dos elementos que caracterizam a crônica: uma visão pessoal de um evento. Coloque-se na situação sobre a qual está falando e o que sente diante disso.
 - apresentar argumentos, senão trata-se de um texto meramente informativo. Uma importante característica das crônicas é o acentuado teor crítico, com presença de humor, ironia e sarcasmo. Portanto, seja criativo!
- relacionar fatos, argumentos, pontos de vista de outras pessoas para comprovar seu ponto de vista.
- avaliar sua crônica: observe se a crônica apresenta uma visão pessoal do assunto escolhido; se nela há os elementos narrativos básicos; se o texto ficou curto e leve; se ele diverte e/ou promove uma reflexão sobre o assunto; se a linguagem empregada é adequada ao gênero e ao contexto.

Organize este esquema para produzir uma crônica. Leia sobre o assunto para desenvolver o roteiro proposto que lhe servirá de suporte para a produção de seu texto. Faça no caderno e em uma folha extra.
1.    Qual o fato escolhido?
2.    Quando penso nesse fato, a primeira ideia que me vem à mente é...  
3.    Na minha opinião, esse fato é...
4.    Se eu estivesse nessa situação, eu...
5.    Ao saber desse fato eu me senti...
6.    Sobre esse fato, as pessoas estão dizendo que...
7.    A solução para isso é ...
8.    Esse fato está relacionado com a minha realidade, pois...

E o resultado desse trabalho apresentamos em forma de crônicas, que podem ser apreciadas a seguir. Cada um com seu estilo, suas individualidades, suas dificuldades, enfim, cada um com sua forma de expressão. A crônica nos leva a refletir a situação do negro na sociedade brasileira, embora nem devesse ser tema de discussão, mas... Vamos ler os textos!



Referências bibliográficas:






Um comentário: